top of page

EDIÇÃO ATUAL

partilhas 7 e 8.jpg
Editorial
 

A Revista Partilhas é um periódico científico bilíngue anual editado pela IMFIC Editorial pertencente ao Instituto Mineiro de Filosofia Clínica – IMFIC. O periódico destina-se à publicação e divulgação de artigos inéditos da área de Filosofia, mais especificamente voltados à Filosofia Clínica, além de resenhas e traduções pertinentes à linha editorial da revista. Partilhas aceita trabalhos de professores e pesquisadores da Filosofia Clínica, vinculados à Centros de Formação, Associações Estaduais e à Associação Nacional de Filósofos Clínicos.

 

Estes dois números em um volume têm por finalidade ser uma publicação especial dedicado totalmente à querida Filósofa Clínica Rose Pedrosa, de Fortaleza/CE. Rose nos deixou em 26 de agosto de 2021. No entanto nos legou inúmeras colaborações que pudemos copilar e disponibilizar a maioria aqui.

 

Graças a seus familiares e a colega Rochelle Nunes também nos foi possível republicar neste número o inestimável Dicionário de Filosofia Clínica.

 

Iniciamos com Verdade e verdades na Filosofia Clínica. Neste curto artigo a filósofa nos fala de seu espanto diante do que se entende por verdade em Filosofia Clínica e como este conhecimento modificou seu caminho epistemológico.

 

Sobre o cuidado de si – a hermenêutica do sujeito em Foucault é sua fala apresentada no Seminário de Filosofia, em 2004. Nele Rose faz uma proposta epistemológica e espera que ao final, seus ouvintes, possam levar adiante em forma de investigação pessoal e que esta possa sujeitar-se à revisão de novos conhecimentos.

 

Rose e Rochelle Nunes, publicaram em 1988 o Dicionário de Filosofia Clínica, um livro referência para nossos estudos. Em uma primeira empreitada as autoras recolheram os verbetes utilizados na Filosofia Clínica. Com a permissão de Rochelle, a quem agradecemos, foi possível republicá-lo aqui na Revista Partilhas.

 

A idade das coisas velhas é um conto curto que Rose nos fala de duas crianças dialogando sobre o significado, a tradução, o vice conceito de um termo.

 

Quem é o Filósofo Clínico. É o pequeno livro, resultado de estudos, que Rose sintetiza para a comunidade. Quem é esse sujeito que se intitula filósofo clínico? Como se dá sua formação? Seu trabalho acontece como? Ele é um sujeito na sociedade ou dá sociedade? É um sujeito político, na origem grega do termo? Questionamentos que a autora, busca responder.

 

Filosofia Clínica: Uma introdução à psicoterapia filosófica de Lúcio Packter é o artigo que apresenta a Filosofia Clínica, sua origem e prática, didaticamente Rose vai nos conduzindo por esse caminhar de descoberta.

 

Rose, busca neste pequeno artigo, Filosofia Clínica o que é e como funciona, nos mostrar a distinção desta das outras formas de terapias.

Três resenhas sobre os dias de estudos em Ponta das Canas, 21 a 28 de julho (de 2018). É um rascunho de um trabalho hercúleo de transcrição que Rose fez para o professor Lucio Packter, chamado Sinonímias, que tem a apresentação da filósofa clínica Tainara e apoio técnico do filósofo clínico Pedro de Freitas, que se tornou um livro. Nestas três resenhas ela se propôs a passar para os colegas que não puderam comparecer o que ocorreu nesta Semana de Estudos.

 

Rose nos deixa como último texto, um pensamento, uma provocação, Uma caminhada para dentro de si, no qual ela nos convida a nos olharmos, a nos percebermos.

 

Este número encerra com a colaboração do Centro de Formação de Fortaleza, Clísia Maria Targino Félix, Rochelle Garcia Nunes, Maria Leonila Euclides Jorge e Francisco de Assis Carneiro, Historicidade – Narrativa existencial – Elementos de compreensão. Esses colegas pesquisaram, juntaram imagens, fotografias, partilhas e lembranças. Desta forma podemos conhecer um pouco mais do que foi o trabalho pioneiro da Rose Pedrosa e dos primeiros colegas na construção da Filosofia Clínica no Ceará.

 

A ilustração da capa é o registro fotográfico feito pelo filósofo clínico Márcio José Andrade da Silva, quando esteve em Fortaleza, participando do XIX Encontro Nacional de Filosofia Clínica, em 2017. A produção da capa é de Cinara Luiza Burckardt.

 

Boa leitura.

 

Conselho Editorial.

Ass. Rose jpg.jpeg
bottom of page