NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

1. Formas de colaboração aceitas:

a. Artigos originais de natureza filosófica;

b. Resenhas críticas de livros recentes, relevantes para a filosofia clínica.

 

2. As colaborações devem ser enviadas por e-mail para o endereço partilhas@imfic.org no formato MS Word (.doc), de acordo com as seguintes regras:

a. Devem ser escritas em português, inglês, espanhol, italiano ou francês;

b. O texto deve ser escrito em espaço 1.5, com fonte Times New Roman, tamanho 12, respeitando o seguinte limite de:

I. artigos: 20 páginas;

II. resenhas: 5 páginas.

c. Todos os artigos devem ser acompanhados de resumo em português e em inglês, de tamanho máximo de 100 palavras e de até 5 palavras chave (também em português e em inglês).

d. Artigos escritos em espanhol, italiano e francês deverão ser acompanhados, também, de resumo e palavras chave na língua em que foram escritos, com a mesma formatação.

e. A colaboração deve ser apresentada em um arquivo contendo exclusivamente o corpo do texto, sem título e nome do autor, bem como quaisquer outras formas de identificação do mesmo. Em um arquivo separado devem constar informações sobre o autor contendo: nome completo, título do artigo, palavras-chave, endereço eletrônico, filiação profissional.

f. As referências devem ser feitas no formato (AUTOR [espaço] ano: página) [Ex.: (PACKTER 2008: 10)]

g. A bibliografia deve ser apresentada na seguinte forma:

Livros: sobrenome do autor e iniciais, ano de edição entre parênteses, título do livro em itálico, lugar da publicação: Editora. [Ex.: Packter, L. (2008) Filosofia Clínica: a filosofia no hospital e no consultório, São Paulo: All Print.]

Artigo em coletânea: autor e ano como acima, título entre aspas simples, seguido da expressão “IN” e da referência à coletânea no formato acima. [Ex.: Carvalho, J.M. (2004) ‘Vida e valores na filosofia da razão vital de Ortega y Gasset’ IN Problemas e teorias da ética contemporânea (2004) Porto Alegre: EDIPUCRS, pp.63-126.]

Artigo em periódico: autor e ano como acima, título entre aspas simples, nome do periódico em itálico, volume, número, páginas do artigo. [Ex.: Silva, M.F.A. (2005) ‘Atos indiretos de Fala: quando o que se diz Significa mais do que o literalmente enunciado’, Informação Dirigida, 1, 88-113.]

Tese Acadêmica: autor e ano como acima, título em itálico, especificação do tipo de trabalho, universidade na qual foi defendida.

Documentos on-line: Autor e ano como acima, título do documento ou da página entre aspas, seguidos da expressão “disponível em:”, da URL completa, e da data de acesso. Caso o documento se enquadre em um dos formatos acima e todas as informações necessárias estejam disponíveis, deve-se utilizar a formatação correspondente.

h. As notas de rodapé devem conter: Sobrenome do autor, seguido pelo ano de publicação e números das páginas. O ano de publicação e os números das páginas devem estar entre parênteses e separados por dois pontos. [Ex.: Packter (2008: 95-8)]

 

3. Os autores serão notificados por e-mail da recepção do artigo.

a. Serão considerados apenas os artigos de filosofia relevantes à filosofia clínica.

b. Os autores serão notificados sobre qualquer necessidade de modificação no texto, observada pelo conselho editorial.

c. O corpo editorial pressupõe que artigos submetidos à Revista Partilhas são originais.

d. As afirmações e conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta responsabilidade dos seus autores. A apresentação das colaborações ao corpo editorial implica a cessão da prioridade de publicação à Revista Partilhas, bem como a cessão dos direitos autorais dos textos publicados.